História

O Luso Futebol Clube foi fundado em 11 de Abril de 1920. É uma instituição de utilidade pública.

Fundadores

Augusto Ferreira, Joaquim Paleta, Aníbal Praça, Manuel Preto, Paulo Maria Fernandes, Joaquim Figueiredo, João Pireza, António Ricardo, António José Lopes, Anrónio José da Costa, Manuel Salvador Preto, António Anin, Augusto da Silva, Joaquim Capela e Augusto Ferreira.

As Sedes do Luso

A primeira Sede Oficial do Luso ficava na antiga mercearia do Herbon, na Rua Heliodoro Salgado, Nº8 e foi inaugurada em Junho de 1925.  Até esta altura as reúniões da Direcção tinham lugar na Taberna do Borges, ali na Rua Aguiar. 

A terceira Sede ficava na Rua Aguiar ; Nº56, numas águas-furtadas, e, por isso mesmo, a frequência de sócios era diminuta ou quase inexistente.

Seguiu-se a quarta sede em Abril de 1926 esta ficava situada na Rua da Bélgica, Nº16 – Rch, mas por pouco tempo, em Agosto do mesmo ano, e como o Rch era escasso, a Direcção mudou-se para o 1º andar do edifício, era a quinta sede.

Em 28 de Setembro de 1928 a sexta sede, esta na Travessa do Leão, Nº4. Aqui, com melhores condições de funcionamento, onde os sócios aderiam com frequência. E foi neste espaço que o Luso, pioneiro no apoio aos mais necessitados, inaugurou a primeira escola, onde sócios e não sócios aprendiam as primeiras letras, pois como se sabe, na altura ir “há escola” era coisa para gente rica, no Luso, os que o não fizeram, tinham ali um espaço de aprendizagem totalmente GRATUITO.

(continua)

 

Os Campos do Luso

O primeiro campo onde o Luso jogou futebol e Hokei em Campo (sim o Luso praticou oficialmente esta modalidade), foi ali na S. do Rosário onde se situal actualmente a Escola Alfredo da Silva.

Em 9 de Maio de 1926 é inaugurado com pomba e circunstância o novo campo da Quinta da Quinta Pequena. O campo estava cheio, a abrilhantar a festa esteve a Banda dos Penicheiros e represdentações de todas as colectividades do Conselho. O primeiro jogo foi entre os Infantis do Luso e do Vitória Barreirense, que terminou empatado a zero. Seguiu-se um jogo de reservas entre o Luso e o Carcavelinhos, registando-se tambem um empate a dois golos. Finalmente o prato-forte da tarde, o jogo entre os times de honra do Luso e do Carcavelinhos, uma das mais fortes do país. O resultado final foi a vitória dos visitantes por 2 a 1. Para esta cerimónia os atletas do Luso estrearam o seu novo equipamento: Camisola verde e amarela, calção azul e meia branca. 

 

           

As camisolas

As primeiras camisolas eram vermelhas com ricas brancas verticais (idênticas ao Barreirense), e foram oferecidas por um tal “Tetas”, lusófilo dos quatro costados e um dos grandes impulsionadores do arranque do Clube. Claro que houve logo vozes dissonantes e os equipamentos foram logo retirados e “vendidos” ao Santoantoniense.

Apareceram depois vários equipamentos de quase todas as cores, camisolas somente, pois só estas eram idênticas, calções e meias eram os que a rapaziada trazia, não havia tanto rigor na época.

Em 1926 os equipamentos passaram a ser: camisola verde e amarela, calção azul e meia branca.

Apareceu então aquele que foi o primeiro equipamento oficial do Luso, camisola – listas verticais roxo e branco, calção preto e meia preta, pois o Clube tinha-se inscrito na Liga de Futebol de Setúbal  em Maio de 1925 para disputar o respectivo campeonato, e aqui já tinham de ir equipados a rigor. Dizer também que o Luso não inscreveu só uma equipa, mas sim TRÊS, apesar de só duas disputarem a prova. Como nota final, dizer também que os jogos se disputavam em Setúbal, no campo do Comércio e Indústria.

O equipamento seguinte não (1935) difere do que hoje é utilizado. A camisola era azul, o calção preto e as meias pretas.

O actual equipamento oficial do clube, é, como todos sabem, camisola é azul, calção branco e meias azuis.

Primeiro jogo oficial

O primeiro jogo oficial do Luso efectuou-se em Abril de 1925, contra o Paio-Pires (torneio de abertura da Liga de Futebol de Setúbal) e o Luso venceu por 2-1.

O primeiro campeonato/torneio foi disputado em Junho/Julho de 1925 pelas seguintes equipas: Luso, Barreirense, Comércio e Indústria,  Bonfim F.C, S.Domingos F.C., União Avenida e Estrela S.C.. Do vencedor não existem dados.

Entretanto em 5 de Maio de 1927 foi fundada a Associação de Futebol de Setúbal, tendo o Luso como fundador e sócio nº 1. Outros fundadores – Vitória F.C., Comércio e Indústria, Palmelense, Bonfim F.C., Estrela S.C., G.D. Empregados do Comércio, G.D. Setubalense, Racing S.C., S.C. Setúbal, S.C. Setubalense, S.Domingos F.C. e União Futebol Avenida. Actualmente só o Luso, Palmelense, Vitória e C.Indústria têm equipas em competição.

continua....